sexta-feira, 18 de março de 2011

Avançando na prática TP3 - Unidade 9 (p.41), desenvolvido pela profa. Rosane Araújo


Atividade desenvolvida com alunos do 6° ano  da EMEF Antônio Gomes  de Lima- Bairro Promissão .Rua 15 s/n° Rio Verde- Goiás 
Professora :  Rosane de Araujo
1 . No primeiro momento a professora convidou os alunos a se divertir assistindo um filminho conhecido,porém divertido.A famosa fábula; ‘’A cigarra e a formiga’’.
2.  Foi realizada uma roda informativa onde os alunos recontaram a fábula fazendo uma sequência lógica dos fatos.
3 . Cada aluno teve direito a criar uma nova moral para a fábula ( oralmente ) e dar a sua opinião   sobre a real moral da história ou sobre a moral que inventou.
4..  A turma foi dividida em quatro grupos de alunos,cada grupo deveria ler no livro didático os seguintes textos;
a)      Versão ‘’A formiga boa’’
b)     Versão ‘’ A formiga má.’’
c)      Versão tradicional da fábula ‘’ A cigarra e a formiga’’.
d)     Versão musical” A cigarra e a formiga .’’ (eles assistiram e cantaram o musical )

5.  Cada grupo falou a respeito do que leu .
a)  Os alunos retiraram dos textos palavras que rimam e a professora relacionou-as no quadro .   
b) Cada aluno criou uma frase usando as rimas do quadro.
c) Os alunos copiaram em uma folha cada frase inventada.
d) A professora leu com entonação as frases dos alunos.
6. Os alunos produziram um texto poético usando versos estrofes e rimas e o mesmo titulo ‘’A cigarra e a formiga’’,contando de forma poética a história.
7. A professora montou um mural poético em sala de aula expondo os trabalhos dos alunos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário