|
MUNICÍPIO DE RIO VERDE – GOSISTEMA MUNICIPAL DE ENSINOSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER |
|
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento: Língua Portuguesa
A língua já não é agora livre, porque o tempo permitirá às forças sociais que atuam sobre ela desenvolver seus efeitos, e chega-se assim ao princípio de continuidade, que anula a liberdade. A continuidade, porém, implica necessariamente a alteração, o deslocamento mais ou menos considerável das relações.
Ferdinand de Saussure
- Formadora/ tutora UnB: Ormezinda Maria Ribeiro Aya
- Formadora/ tutora SME: Giselly de Oliveira Lima
- Município: Rio Verde – GO
- Rede: Municipal
OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA
· Colaborar para melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa;
· Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica;
· Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competências.
· Compreender o sentido e a importância da formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
· Possibilitar aos professores de Língua Portuguesa das séries/anos finais do Ensino Fundamental um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos. Este processo de escolarização visa à inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas.
Objetivos específicos e conteúdos: cadernos de teoria e prática
TP1: Linguagem e cultura
· Relacionar língua e cultura;
· Identificar os principais registros do Português;
· Identificar os principais dialetos do Português;
· Caracterizar a norma culta;
· Caracterizar a linguagem literária;
· Caracterizar a língua oral e a língua escrita;
· Conceituar texto;
· Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/ aprendizagem de línguas;
· Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
· Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
· Identificar os vários tipos intertextualidade;
· Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.
Conteúdos
- Variantes linguísticas: dialetos e registros
- Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
- O texto como centro das experiências no ensino da língua
- A intertextualidade
TP2 – Análise linguística e análise literária
· Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
· Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
· Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
· Conceituar e identificar a frase;
· Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
· Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto;
· Identificar a arte na vida cotidiana;
· Indicar formas e características da arte;
· Indicar as funções da arte.
· Identificar figuras na linguagem cotidiana;
· Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
· Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto.
Conteúdos
- A gramática e seus vários sentidos
- A frase e sua organização
- A arte: formas e função
- Linguagem figurada
TP3 – Gêneros e tipos textuais
· Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
· Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
· Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
· Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
· Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
· Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel;
· Caracterizar sequências tipológicas narrativas e descritivas;
· Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas;
· Caracterizar sequências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
· Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros;
· Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
· Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
Conteúdos
- Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Trabalhando com gêneros textuais
- Tipos textuais
- A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
TP4 – Leitura e Processos de Escrita I
· Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
· Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
· Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional;
· Reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
· Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
· Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura;
· Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
· Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
· Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
· Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
· Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
· Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
Conteúdos
- Leitura, escrita e cultura
- O processo da leitura
- Mergulho no texto
- Produção textual – crenças, teorias e fazeres
TP5 – Estilo, coerência e coesão
· Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
· Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
· Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
· Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
· Verificar como se constrói a coerência nos textos;
· Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
· Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
· Analisar mecanismos de coesão referencial;
· Analisar mecanismos de coesão seqüencial;
· Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
· Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
· Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
Conteúdos
- Estilística
- Coerência textual
- Coesão textual
- Relações lógicas no texto
TP6 – Leitura e Processos de escrita II
· Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
· Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma
argumentação textual;
· Reconhecer a qualidade da argumentação textual;
· Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
· Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
· Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
· Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.
· Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
· Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
· Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
· Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
· Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.
Conteúdos
- Argumentação e linguagem
- Produção textual: planejamento e escrita
- O processo de produção textual: revisão e edição
- Literatura para adolescentes
Procedimentos a serem realizados durantes os encontros
- Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo
Recursos
Serão realizados:
- Cadernos de Teoria e Prática: TPs;
- Filmes;
- Data show, TV/vídeo;
- Material de apoio (xerox)
- Papel pardo e pincel atômico;
- Papel ofício, lápis, caneta...
- Textos complementares (diversos)
Metodologia
O curso acontecerá de forma dialógica, em que o tutor irá interagir com o material e com os demais cursistas. Nos encontros, serão desenvolvidas atividades e trabalhos em grupo, aulas expositivas, leituras de textos complementares e discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer da execução do programa.
Avaliação
A avaliação será feita por meio de:
• Oficinas coletivas;
• Plantão pedagógico;
• Acompanhamento pedagógico;
• Realização de atividades;
• Pedido de relatórios quinzenais;
• Atividades em sala de aula;
• Elaboração de um portfólio.
Cronograma para aplicação do Programa Gestar II no Município de rio verde |
|
TutorA: Giselly de oliveira lima |
Encontro | Atividade do dia | Orientação para o próximo encontro |
1º Encontro 11/02/2011 Aula inaugural | · Apresentação do Programa; · Questões Administrativas; · Cadastramento; · Guia Geral. | · Orientações Gerais
|
2º Encontro
18/02/2011 Oficina introdutória | · Apresentação dos TPs de Língua Portuguesa; · Introdução TP3 – Gêneros de textos | · Ler Unidades 09 e 10; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
3º Encontro
25/02/2011 Aula 01 | · Aula expositiva das unidades 09 e 10; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
4º Encontro
04/03/2011 Oficina 05 | · Execução da Oficina 05; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler material relacionado como projeto (Guia Geral). |
5º Encontro 11/03/2011 Projeto | · Orientação geral sobre o desenvolvimento do projeto; · Guia Geral. | · Ler Unidades 11 e 12; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
6º Encontro 18/03/2011 Aula 02 | · Aula expositiva das unidades 11 e 12; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
7º Encontro 25/03/2011 Oficina 06 | · Execução da Oficina 06; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 13 e 14; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
8º Encontro 01/04/2011 Aula 03 | · Introdução TP4 · Aula expositiva das unidades 13 e 14; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
9º Encontro 08/04/2011 Oficina 07 | · Execução da Oficina 07; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 15 e 16; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
10º Encontro 15/04/2011 Aula 04 | · Aula expositiva das unidades 15 e 16; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
11º Encontro 29/04/2011 Oficina 08 | · Execução da Oficina 08; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 17 e 18; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
12º Encontro 06/05/2011 Aula 05 | · Introdução ao TP5 · Aula expositiva das unidades 17 e 18; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
13º Encontro 13/05/2011 Oficina 09 | · Execução da Oficina 09; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 19 e 20; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
14º Encontro 20/05/2011 Aula 06 | · Aula expositiva das unidades 19 e 20; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
15º Encontro 27/05/2011 Oficina 10 | · Execução da Oficina 10; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 21 e 22; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
16º Encontro 03/06/2011 Aula 07 | · Introdução ao TP6 · Aula expositiva das unidades 21 e 22; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
17º Encontro 10/06/2011 Oficina 11 | · Execução da Oficina 11; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 23 e 04; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
18º Encontro 17/06/2011 Aula 08 | · TP6 e TP1: aula expositiva das unidades 23 e 04; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
19º Encontro 12/08/2011 Oficina 02 | · Execução da Oficina 02; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 03 e 08; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
20º Encontro 19/08/2011 Aula 09 | · TP1 e TP2: aula expositiva das unidades 03 e 08; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
21º Encontro 26/08/2011 Oficina 04 | · Execução da Oficina 04; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 01 e 02; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
22º Encontro 02/09/2011 Aula 10 | · TP1: aula expositiva das unidades 01 e 02; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
23º Encontro 09/09/2011 Oficina 01 | · Execução da Oficina 01; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 05 e 06; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
24º Encontro 16/09/2011 Aula 11 | · TP2: aula expositiva das unidades 05 e 06; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
25º Encontro 23/09/2011 Oficina 03 | · Execução da Oficina 03; · Seguir o Caderno do Formador. | · Ler Unidades 24 e 07; · Executar atividades (o tutor deve escolher); · Leitura direcionada. |
26º Encontro 30/09/2011 Aula 12 | · TP6 e TP2: aula expositiva das unidades 24 e 07; · Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades; · O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma. | · Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades. |
27º Encontro 07/10/2010 Oficina 12 | · Execução da Oficina 12; · Seguir o Caderno do Formador. | · Avaliação geral do curso. |
Proposta de Carga-Horária |
Aulas expositivas | 12 | 3 h/a | 36 h/a |
Oficinas | 12 | 3 h/a | 36 h/a |
Oficina Introdutória | 1 | 3 h/a | 3 h/a |
Oficina Coletiva do Projeto | 1 | 3 h/a | 3 h/a |
Aula inaugural/ coquetel | 1 | 2 h/a | 2 h/a |
Total de Encontros Presenciais | 27 |
| 80 h/a |
|
|
|
|
Orientação Individual do Projeto |
|
| 40 h/a |
|
|
|
|
Total |
|
| 120 h/a |
Referências
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 2 – TP2: análise linguística e análise literária. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 – TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4: leitura e processos de escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 6 – TP6: leitura e processos de escrita II. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário