segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Planejamento: Gestar II - Rio Verde/GO

MUNICÍPIO DE RIO VERDE GO

SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR


Planejamento: Língua Portuguesa

A língua já não é agora livre, porque o tempo permitirá às forças sociais que atuam sobre ela desenvolver seus efeitos, e chega-se assim ao princípio de continuidade, que anula a liberdade. A continuidade, porém, implica necessariamente a alteração, o deslocamento mais ou menos considerável das relações.

Ferdinand de Saussure
- Formadora/ tutora UnB: Ormezinda Maria Ribeiro Aya
- Formadora/ tutora SME: Giselly de Oliveira Lima
- Município: Rio Verde – GO
- Rede: Municipal

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA

·         Colaborar para melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa;
·         Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica;
·         Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competências.
·         Compreender o sentido e a importância da formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DO PROGRAMA

·         Possibilitar aos professores de Língua Portuguesa das séries/anos finais do Ensino Fundamental um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos. Este processo de escolarização visa à inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas.

Objetivos específicos e conteúdos: cadernos de teoria e prática

TP1: Linguagem e cultura
·         Relacionar língua e cultura;
·         Identificar os principais registros do Português;
·         Identificar os principais dialetos do Português;
·         Caracterizar a norma culta;
·         Caracterizar a linguagem literária;
·         Caracterizar a língua oral e a língua escrita;
·         Conceituar texto;
·         Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/ aprendizagem de línguas;
·         Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
·         Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
·         Identificar os vários tipos intertextualidade;
·         Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.

Conteúdos
- Variantes linguísticas: dialetos e registros
- Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
- O texto como centro das experiências no ensino da língua
- A intertextualidade


TP2 – Análise linguística e análise literária
·         Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
·         Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
·         Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
·         Conceituar e identificar a frase;
·         Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
·         Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto;
·         Identificar a arte na vida cotidiana;
·         Indicar formas e características da arte;
·         Indicar as funções da arte.
·         Identificar figuras na linguagem cotidiana;
·         Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
·         Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto.

Conteúdos
- A gramática e seus vários sentidos
- A frase e sua organização
- A arte: formas e função
- Linguagem figurada

TP3 – Gêneros e tipos textuais
·         Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
·         Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
·         Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
·         Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
·         Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
·         Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel;
·         Caracterizar sequências tipológicas narrativas e descritivas;
·         Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas;
·         Caracterizar sequências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
·         Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros;
·         Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
·         Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

Conteúdos
- Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Trabalhando com gêneros textuais
- Tipos textuais
- A inter-relação entre gêneros e tipos textuais

TP4 – Leitura e Processos de Escrita I
·         Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
·         Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
·         Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional;
·         Reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
·         Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
·         Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura;
·         Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
·         Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
·         Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
·          Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
·          Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
·         Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.

Conteúdos
- Leitura, escrita e cultura
- O processo da leitura
- Mergulho no texto
- Produção textual – crenças, teorias e fazeres

TP5 – Estilo, coerência e coesão

·         Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
·          Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
·         Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
·         Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
·         Verificar como se constrói a coerência nos textos;
·         Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
·         Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
·         Analisar mecanismos de coesão referencial;
·         Analisar mecanismos de coesão seqüencial;
·         Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
·         Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
·         Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.

Conteúdos
- Estilística
- Coerência textual
- Coesão textual
- Relações lógicas no texto

TP6 – Leitura e Processos de escrita II

·         Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
·         Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma
argumentação textual;
·         Reconhecer a qualidade da argumentação textual;
·         Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
·         Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
·         Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
·         Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.
·         Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
·         Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
·         Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
·         Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
·         Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

Conteúdos
- Argumentação e linguagem
- Produção textual: planejamento e escrita
- O processo de produção textual: revisão e edição
- Literatura para adolescentes

Procedimentos a serem realizados durantes os encontros

- Atividades individuais e em grupos
- Exposição de trabalhos e socialização de ideias
- Leitura de textos
- Resolução de atividades
- Oficinas
- Trabalhos em grupo



Recursos

Serão realizados:
- Cadernos de Teoria e Prática: TPs;
- Filmes;
- Data show, TV/vídeo;
- Material de apoio (xerox)
- Papel pardo e pincel atômico;
- Papel ofício, lápis, caneta...
- Textos complementares (diversos)

Metodologia

O curso acontecerá de forma dialógica, em que o tutor irá interagir com o material e com os demais cursistas. Nos encontros, serão desenvolvidas atividades e  trabalhos em grupo, aulas expositivas, leituras de textos complementares e discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer da execução do programa.

Avaliação

A avaliação será feita por meio de:
         Oficinas coletivas;
         Plantão pedagógico;
         Acompanhamento pedagógico;
         Realização de atividades;
         Pedido de relatórios quinzenais;
         Atividades em sala de aula;   
         Elaboração de um portfólio.





Cronograma  para aplicação do Programa Gestar II no Município de rio verde

TutorA: Giselly de oliveira lima

Encontro
Atividade do dia
Orientação para o próximo encontro
1º Encontro
11/02/2011
Aula inaugural
·                    Apresentação do Programa;
·                    Questões Administrativas;
·                    Cadastramento;
·                    Guia Geral.
·         Orientações Gerais



2º Encontro

18/02/2011
Oficina introdutória
·                    Apresentação dos TPs de Língua Portuguesa;
·                    Introdução TP3 – Gêneros de textos
·         Ler Unidades 09 e 10;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
3º Encontro

25/02/2011
Aula 01
·         Aula expositiva das unidades 09 e 10;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
4º Encontro

04/03/2011
Oficina 05
·         Execução da Oficina 05;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler material relacionado como projeto (Guia Geral).
5º Encontro
11/03/2011
Projeto
·         Orientação geral sobre o desenvolvimento do projeto;
·         Guia Geral.
·         Ler Unidades 11 e 12;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
6º Encontro
18/03/2011
Aula 02
·         Aula expositiva das unidades 11 e 12;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
7º Encontro
25/03/2011
Oficina 06
·         Execução da Oficina 06;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 13 e 14;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
8º Encontro
01/04/2011
Aula 03
·         Introdução TP4
·         Aula expositiva das unidades 13 e 14;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
9º Encontro
08/04/2011
Oficina 07
·         Execução da Oficina 07;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 15 e 16;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
10º Encontro
15/04/2011
Aula 04
·         Aula expositiva das unidades 15 e 16;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
11º Encontro
29/04/2011
Oficina 08
·         Execução da Oficina 08;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 17 e 18;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
12º Encontro
06/05/2011
Aula 05
·         Introdução ao TP5
·         Aula expositiva das unidades 17 e 18;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
13º Encontro
13/05/2011
Oficina 09
·         Execução da Oficina 09;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 19 e 20;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
14º Encontro
20/05/2011
Aula 06
·         Aula expositiva das unidades 19 e 20;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
15º Encontro
27/05/2011
Oficina 10
·         Execução da Oficina 10;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 21 e 22;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
16º Encontro
03/06/2011
Aula 07
·         Introdução ao TP6
·         Aula expositiva das unidades 21 e 22;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
17º Encontro
10/06/2011
Oficina 11
·         Execução da Oficina 11;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 23 e 04;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
18º Encontro
17/06/2011
Aula 08
·         TP6 e TP1: aula expositiva das unidades 23 e 04;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
19º Encontro
12/08/2011
Oficina 02
·         Execução da Oficina 02;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 03 e 08;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
20º Encontro
19/08/2011
Aula 09
·         TP1 e TP2: aula expositiva das unidades 03 e 08;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
21º Encontro
26/08/2011
Oficina 04
·         Execução da Oficina 04;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 01 e 02;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
22º Encontro
02/09/2011
Aula 10
·         TP1: aula expositiva das unidades 01 e 02;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
23º Encontro
09/09/2011
Oficina 01
·         Execução da Oficina 01;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 05 e 06;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
24º Encontro
16/09/2011
Aula 11
·         TP2: aula expositiva das unidades 05 e 06;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
25º Encontro
23/09/2011
Oficina 03
·         Execução da Oficina 03;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Ler Unidades 24 e 07;
·         Executar atividades (o tutor deve escolher);
·         Leitura direcionada.
26º Encontro
30/09/2011
Aula 12
·         TP6 e  TP2: aula expositiva das unidades 24 e 07;
·         Fazer exercícios e atividades propostos nas unidades;
·         O tutor poderá adequar as atividades de acordo com a turma.
·         Executar os “avançando na prática” propostos nas unidades.
27º Encontro
07/10/2010
Oficina 12
·         Execução da Oficina 12;
·         Seguir o Caderno do Formador.
·         Avaliação geral do curso.

Proposta de Carga-Horária
Aulas expositivas
12
3 h/a
36 h/a
Oficinas
12
3 h/a
36 h/a
Oficina Introdutória
1
3 h/a
3 h/a
Oficina Coletiva do Projeto
1
3 h/a
3 h/a
Aula inaugural/ coquetel
1
2 h/a
2 h/a
Total de Encontros Presenciais
27

80 h/a




Orientação Individual do Projeto


40 h/a




Total


120 h/a
















Referências
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 2 – TP2: análise linguística e análise literária. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 – TP3: gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 – TP4: leitura e processos de escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 6 – TP6: leitura e processos de escrita II. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário